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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

VEÍCULOS REBAIXADOS | Sistema de suspensão modificada


      Os proprietários de veículos cujo o sistema de suspensão for alterado por motivo de rebaixamento devem estar atentos aos procedimentos para regularização do sistema. O artigo 6º da Resolução CONTRAN nº 292 de 29 de agosto de 2008 define os termos para a regularização. Não é permitida a utilização de sistemas de suspensão com regulagem de altura, ou seja, o veículo deve estar equipado com suspensão fixa, sendo proibido qualquer sistema móvel, sela ele de rosca, elétrico, hidráulico ou pneumático. A distância entre o solo e o ponto do farol baixo deve ser no mínimo de 480mm. As rodas não poderão ficar encobertas pelo pára-lama sob a pena de impedir que as mesmas façam curvas.

Como fazer para regularizar a suspensão rebaixada

   Para os veículos que forem rebaixados deve-se fazer constar no campo das observações do Certificado de Registro de Veículo - CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV a nova altura do veículo medida verticalmente do solo ao ponto do farol baixo (original) do veículo. Para isso deve seguir os seguintes passos:

  • Solicitar autorização para troca do sistema de suspensão (conforme Portaria nº 25  CONTRAN de 20 de janeiro de 2010 - Tabela “Modificações Permitidas”) no Ciretran/Detran no qual o veículo encontra-se registrado;
  • Realizar o serviço de modificação de sistema de suspensão;
  • Procurar por um OIA - Organismo de Inspeção Acreditado pelo INMETRO, onde será realizada uma inspeção veicular. Na ocasião, o proprietário do veículo deverá apresentar a autorização do Ciretran/Detran e as notas fiscais das peças e serviços utilizados para modificação. Mediante a aprovação do veículo na inspeção, será emitido um CSV - Certificado de Segurança Veicular (DENATRAN) e um CI - Certificado de Inspeção (INMETRO). Esses documentos devem ser encaminhados ao Ciretran/DETRAN para que um novo CRLV - Certificado de registro e licenciamento do veículo seja emitido.
Na foto, componentes da suspensão de um carro
Por Diego Ribeiro 

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